Capadócia – GOREME OPEN AIR MUSEUM (Museu ao ar livre) – Turquia 2015

Este é mais um trabalho filmado e editado por mim, para registrar os momentos especiais proporcionados por Deus, em minha sexta viagem à Terra Santa, entre os meses de Maio e Junho de 2015, incluindo a Grécia e a Turquia! Viagem organizada pela AMETUR TURISMO de Cuiabá-MT. Este trabalho, é um vídeo caseiro sem o menor interesse comercial. Na verdade, o meu principal objetivo, é registrar esses momentos especiais que Deus nos proporciona, para guardar como lembrança dessa viagem incrível e poder mostrar aos parentes e amigos as minhas aventuras no exterior! Desta vez estamos visitando o Museu a céu aberto que se chama: Goreme Open Air Museum. A paisagem peculiar da Capadócia deve-se à ação combinada de atividade vulcânica iniciada há 10 milhões de anos e praticamente terminada há 2 milhões de anos, embora tenha havido erupções até ao 2º milénio a.C. e haja inclusivamente registo de uma erupção em 253 a.C.. As erupções do vulcões Argeu (Erciyes Dağı), Hasan, Acıgöl, Göllü e Melendiz cobriram o solo de tufo calcário com depósitos de basalto numa extensão de 100 000 km² com uma espessura entre 100 e 500 m. À medida que a atividade vulcânica diminuía, foi sendo cada vez mais relevante o efeito da erosão da água e do vento, esta última acentuada pelas areias e poeiras resultantes da desagregação das rochas menos compactas, um processo que ainda decorre na atualidade. O Museu ao Ar Livre de Goreme parece um grande complexo monástico composto de mosteiros ao lado uns dos outros, cada um com a sua igreja. O parque é provavelmente a mais famosa área da pitoresca e popular região da Capadócia e apresenta a maior concentração de construções religiosas trogloditas de toda a região! A área foi classificado pela UNESCO como Património Mundial, juntamente com os chamados Sítios Rupestres da Capadócia. As atrações do parque são tanto as paisagens esculpidas pela erosão do vento e da água nas rochas calcárias e vulcânicas, como as inúmeras igrejas e mosteiros bizantinos que testemunham uma intensa atividade monástica entre os séculos V e XII. Vale apenas visitar e dar uma olhadinha neste humilde trabalho…(65) 8158-8512; (65) 9935-3106; (66) 9658-8588. prclebsonrondon@hotmail.com Matupá-MT – Brasil.
open air museum